Como Cobrar uma Dívida

Saiba como cobrar um dívida. Não deixe que quem lhe deve dinheiro abuse da sua confiança e acabe por não pagar. Receba o dinheiro sempre na hora!

Ter um negócio de sucesso hoje em dia é difícil não só por causa da concorrência, mas também porque muitas pessoas costumam pagar tarde e mal. Por isso, se o seu negócio ou profissão está relacionada com uma área de negócios onde os clientes podem pagar depois do trabalho estar quase todo feito, é importante que tome as devidas medidas para não ficar com prejuízos.

Com a situação económica do país, muitas pessoas e empresas estão cheios de dívidas, que em alguns casos utilizam o dinheiro que recebem para pagar as dívidas mais antigas ou para fazer o pagamento de serviços e produtos indispensáveis para o seu dia a dia. Por essa razão, você deve mudar a forma como gere os pagamentos e colocar em prática estas dicas:

  • Cobre sempre adiantado – A menos que o seu negócio obrigue, cobre sempre adiantado, ou pelo menos peça uma parte do dinheiro que cobre todos os seus gastos e um pouco mais, para que você não tenha problemas no futuro ou seja mais fácil de resolver. É melhor ter menos clientes, mas que sejam bons pagadores, do que ter muitos, mas que você tem que estar sempre em cima.
  • Sistema de recompensas – Ofereça um desconto ou um valor extra pelo pagamento antecipado, de forma a motivar os seus clientes a pagar o valor em dívida antes do tempo, já que a maior parte das pessoas gosta de demorar a pagar. Crie também um sistema de pagamentos que penalize os atrasos com juros ou uma taxa extra.
  • Aviso a quem demora a pagar – Se você já tem vários clientes com pagamentos atrasados, a melhor estratégia a seguir é contactar cada um dos clientes a avisar do atraso. Você pode enviar uma carta ou fazer uma chamada. Fale com um tom neutro e sério, para que os clientes mexam-se o mais rápido possível para resolver a situação.

Siga estas estratégias para gerir os clientes não pagam. Aprenda a cobrar dívidas e acabe com situações em que os clientes estão a pagar com bastante atraso, é importante que tome medidas mais radicais e implemente um sistema de benefícios para quem paga antes do tempo.