Como Negociar o Aumento do Salário

Saiba como pedir um aumento do salário para começar a ganhar mais dinheiro todos os meses. Aproveite para pedir um aumento para conseguir pagar as suas dívidas ou para poupar ainda mais!

Cada vez mais é raro as empresas aumentarem os salários dos seus funcionários acima da taxa de inflação do ano anterior, o que quer dizer que você de ano para ano está a perder poder de compra. Embora o crescimento da empresa possa não ser o melhor ou o mais rentável, se você é um dos profissionais cujo trabalho faz com que a empresa tenha cada vez mais vendas e lucros, então é tempo de pedir um aumento do salário.

Mudar de emprego é a estratégia utilizada por muitos profissionais para passar a ganhar mais todos os meses, no entanto nem sempre é assim. Ás vezes é preferível ficar no mesmo local de trabalho e pedir um aumento do salário, para que assim você não tenha que arriscar assim tanto. Siga estas dicas e peça agora um aumento ao seu patrão:

  1. Peça um aumento porque você sabe que merece – Uma negociação do salário só deve focar-se no valor que você dá à empresa. Só porque você mudou de carro ou está com dívidas e quer ganhar mais é irrelevante. Você não é pago para pagar as suas dívidas ou gastar mal o seu dinheiro. Da mesma forma, não entre em negociação se você não precisa. Para o seu empregador é irrelevante para quê precisa de um aumento, o importante é que se você pedir um aumento o seu patrão possa ver que você vale e está disposto a aumentar o ordenado.
  2. Lembre-se que está a negociar o seu valor no trabalho – Para muitas pessoas o seu salário tem uma grande importância na sua identidade como pessoa. Isto é muitas vezes um problema. É certo que o seu trabalho é uma forma de expressão, e claro que você coloca muito empenho, mas isto não significa que se não derem um aumento, que você valha menos.
  3. Não compare o seu salário com o dos seus colegas – Isto é uma extensão das primeiras dicas. A pior razão para justificar um aumento é porque o colega ganha mais. Isso também é irrelevante. Concentre-se no valor que você dá à empresa. Se você for bom e criar valor na empresa, o mais certo é que receba um aumento ainda maior do que está à espera.
  4. Entre na negociação com vários valores – A primeira coisa que deve fazer, é estabelecer uma percentagem pelo qual gostaria de aumentassem o seu ordenado. Por exemplo: 20%. Com base nesse valor, desenvolva um limite mínimo e máximo que estaria disposto a aceitar.
  5. Leve um registo de benefícios que trouxe para a empresa – No processo de negociação lembre-se de apontar todos os benefícios e lucros que você trouxe para a empresa. Mostre como a empresa é capaz de pagar o seu salário e ainda ter lucros.
  6. Procure o momento ideal para negociar – Nem todos os momentos são bons para negociar, por isso apenas fale neste assunto quando a empresa está a passar por uma boa fase ou quando o seu trabalho está a ajudar a empresa a crescer.